sábado, 22 de agosto de 2009

EQUIPE É FUNDAMENTAL

Toda equipe deve abraçar a causa. Estamos com um equipe competente que certamente está fazendo de tudo para que o piloto CARRAPATOS E CATAPULTAS fique muito-muito bom. O roteiro é importante, mas precisa também dos desenhos, dos movimentos, dos cenários, das vozes dos personagens, dos sons, dos efeitos sonoros, da música. Tudo casadinho. Uma equipe casada. Aí sim temos um desenho animado. Animado não. SUPERANIMADO. Animadíssimo.


da esquerda para a direita) Tiago, Juliano, Eliane, Wakir
e Antonio (sentado)




(da esquerda para a direita) Tiago, Juliano, Walkir, Antonio
e Almir






Antonio Eder observando tudo





Juliano fazendo os cenário de CARRAPATOS E CATAPULTAS

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

ALGUNS ESBOÇOS DOS CARRAPATOS

A produção dos Carrapatos e Catapultas está corrrendo de acordo com o cronograma.
Estamos escondendo desenhos de novos personagens e cenários para manter suspense até onde for possível. Mas vamos revelando aos pouquinhos,um desenho aqui, outro esboço ali. Até dezembro o desenho está finalizado. Vamos então colocar aqui um teaser e no youtube também. Por enquanto aqui vão alguns esboços.


























terça-feira, 18 de agosto de 2009

STORYBOARD


Depois do roteiro, o storyboard é a segunda etapa do projeto. Aí vem o storyboard "animado" chamado de animatic, já com as vozes dos personagens para se ter idéia do tempo da animação. O que pretendemos com o piloto Carrapatos e Catapultas é que ele seja divertido, diferente, crítico e chame a atenção de todos. Estamos trabalhando bastante para isso, mas também estamos nos divertindo. Espero que a paixão que tive ao criar estes personagens cheguem até o público em geral. Espero e esperamos também que os Carrapatos se transformem em uma série de desenho animado,pelo Animatv ou através de co-produções internacionais. Estamos abertos para contatos.
Almir Correia

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O ANIMATV EM CURITIBA (sexta-feira dia 7 de agosto)


Sexta-feira, dia 7 de agosto, Cristina Oliveira da equipe do Animatv - Rede Cultura de Televisão, esteve em Curitiba visitando a produtora Zoom Elefante, responsável pelo piloto e série de animação CARRAPATOS E CATAPULTAS.
Cristiane também visitou o Astrolábio do Vadeco e a Sputnick Studio.
Cristiane verificou o projeto todo e propôs duas questões bem pontuais.
Não conseguimos tirar fotos do evento por problemas técnicos.
Estou pedindo uma foto da Cristiane para colocar neste blog.
O acompanhamento dos projetos selecionados pelo Animatv mostra a preocupação com a qualidade que todos almejam. Em janeiro e fevereiro, os 18 projetos selecionados em todo o país já serão desenhos animados de 11 minutos e estarão sendo apresentados na Rede Cultura de Televisão e nas redes e canais públicos.
Longa vida ao Animatv e aos nossos projetos também.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

GRAVAÇÃO DE VOZES NO ESTUDIO ASTROLÁBIO

Sábado à tarde (dia 1o. de agosto)gravamos todas os diálogos e sons e gemidos e gritos do piloto CARRAPATOS E CATAPULTAS. O Vadeco, editor de som, estava "meio" ou melhor dizendo, loucamente, preocupado com a gripe suina. Nós tivemos que usar máscaras. Tudo numa boa. Nada diminuiu o espírito animado e contagiante de todos. Valeu!!! Seguem aqui as fotos da gravação. Fábio Silvestre faz o Bum, Ciro Ridal é o Bod, Marccao Freire é o bolão, Priscilla Miquilussi faz a mãe de Bum e a namorada Clarabela de Bod. As outras vozes coadjuvantes foram feitas por todos.




















BOD (Ciro Ridal) e Mãe de Bum e Clarabela (Priscila Miquilussi)





















BUM (Fabio Silvestre) e Mãe de Bum/Clarabela
























Vadeco (músico e editor de som, de máscara) Almir Correia (criador da série, de pé) e Walkir (diretor de animação, ao fundo)





















Vadeco, Bolão (Marccão Freire, de costas)Almir Correia e Walkir


















Os Mascarados (Ciro, Almir e Vadeco)



















Mais uma do Bum (Fabio Silvestre)

domingo, 2 de agosto de 2009

APRESENTAÇÃO DO PILOTO E DA SÉRIE DE ANIMAÇÃO "CARRAPATOS E CATAPULTAS"


Os carrapatos bico-de-pato Bum e Bod são os protagonistas adolescentes da série. Ambos moram no 30º andar de prédios vizinhos, muitas vezes conversam pela janela de seus apartamentos. Para saírem de casa, eles lançam-se de paraqueda (e os guardam em suas carapaças). Para retornar, eles usam catapultas e quase sempre batem a cabeça na parede do prédio, escorregando para baixo até finalmente entrar suas “casas”. Para se locomoverem de um lugar a outro, todos os carrapatos usam catapultas que podem catapultar um carrapato de 100 metros até alguns quilômetros. Também existem catapultas coletivas. As catapultas podem catapultar os carrapatos em lançamentos circulares, espirais, fugindo muita vezes às normas das Leis da Física.
A cidade dos carrapatos é cheia de prédios de pedra colorida com janelinhas. Neste mundo, os carrapatos sugam com canudinho comida (chamada de gororoba), animais (lesmas principalmente), objetos e sucos para engordar e explodir.
A grande maioria dos carrapatos adultos já explodiu e foi morar no Mundo Reino dos Carrapatos Fantasmas. Tal reino do além é apresentado como paraíso e por isso todos querem explodir para irem até lá. Todos com exceção de Bum que tem medo de engordar e explodir.
Bod tem um aquário com peixes gordos, come de tudo (adora coisas nojentas, feito suco de lesma), mas não consegue engordar devido a um problema hormonal. Ele frequenta uma Academia de Engordamento, sem sucesso.
Quando um carrapato está prestes a explodir é feita a festa da explosão.
Bum e Bod são estudantes pela manhã e os professores vivem explodindo literalmente.
À tarde são estagiários para lavar paredes de prédios e outros serviços considerados não tão nobres.
Ambos têm como chefe o carrapato Bonaparte, que lhes dá sempre as tarefas mais sujas e impossíveis, mas eles sempre com muita sorte conseguem realizá-las.
Bolão é um carrapato imenso, amigo de Bum e Bod, que faz festa toda semana, mas nunca consegue explodir.
No Mundo Reino dos Carrapatos não existem automóveis, refrigeradores, televisores, máquinas-de-lavar, rádios, ipods, computadores etc. Mas esses objetos surgem do nada sempre após um terremoto quando o Planeta Vaca Muge.
Tais objetos são considerados lixo alienígena e são catapultados para o lixão da cidade, chamado de Lixão Extraterrestre.
Ás vezes, quando está estressado e desanimado, Bum convida Bod e os amigos para andarem de Quase-Roda-Gigante (uma roda gigante toda torta de onde dá pra ver grande parte da cidade).
Vez por outra, cai um asteróide no planeta Vaca, desencadeando mudanças em alguns carrapatos.
Bem acima dos prédios passam enormes pedras flutuantes. O carrapato Severino (imitador de cangaceiro ao descobrir um baú vindo do Mundo Humano) vive em uma dessas pedras.
Há nuvens acima das pedras flutuantes e de vez em quando chove.
No céu existem duas luas que às vezes ficam pulando.
Neste Reino, o rei geralmente só fica uma semana no poder e então explode dando lugar a um novo rei, aquele que pegar a coroa real.
Além da cidade dos carrapatos, há vilas, montanhas, vulcões, lagos, pântanos, os terríveis buracos com olhos que levam a mundos subterrâneos cheio de monstros desconhecidos.
Nessa região bucólica há vacas azuis malhadas pastando e também os famosos tingue-lingues, frutas pulantes e falantes do tamanho e cor de uma laranja. Os carrapatos gostam muito de sugá-las e de vez em quando saem para caçá-las na mata.
Já os carrapatos megafone funcionam como emissários de notícias do reino e fofoqueiros. São muito pouco confiáveis, pois deturpam e deformam sempre as notícias.
Uma outra forma de comunicação muito comum entre os carrapatos é a confecção de aviõezinhos. Os carrapatos escrevem a mensagem em uma folha de papel, fazem dela um aviãozinho, falam baixinho pro aviãozinho ir até determinado endereço e o arremessam. Geralmente dá certo.
Todos os carrapatos têm dentes, apesar de dificilmente usá-los ou só usá-los em brigas para morder outros carrapatos.
Há carrapatos que ficam cantando e pedindo ajuda nas ruas.
Há também carrapatos mendigos e carrapatos bêbados.
Em “Carrapatos e Catapultas” haverá também referências a filmes e séries de tevê. Este projeto se destina a FAIXA ETÁRIA DE 12 a 14 ANOS, pois haverá referências a humor negro, namoro, sexualidade na adolescência, intertextualidades, cujo entendimento muitas vezes necessita de uma maior vivência de mundo por parte do expectador, mas não impedindo que expectadores memores também possam assistir ao desenho.
Tanto o piloto quanto os demais episódios começarão com uma vinheta de abertura como acontece na maioria dos desenhos em série.