quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CARRAPATOS E CATAPULTAS NA QUARTA MOSTRA CARIRI















CURTAS CARIRI (31/7/2010)
Mostra incentiva cinema
A 4ª MOSTRA CURTAS Cariri trará trabalhos nacionais, além dos feitos na própria região. O evento é uma maneira de interagir com as diversas produções
Além das exibições, serão realizados debates após os filmes e palestras com cineastas e produtores em Juazeiro

Juazeiro do Norte. Um espaço de incentivo para a produção local de cinema e a interação com produções nacionais. Essa está sendo a tônica da 4ª Mostra Curtas Cariri. O evento leva, às salas de exibição do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN-Cariri), não apenas um rico trabalho de produção nacional, mas, ainda, a produção local, que, mesmo em pequeno número, anima jovens com currículo na área. Além das exibições, serão realizados debates após os filmes e palestras como cineastas e produtores.

São curtas de vários estados do Brasil que serão apresentados. "O Cariri passa a ser um núcleo importante de exibição no País, já que há muito pouco espaço para a divulgação desses trabalhos", afirma. A mostra está cadastrada no Guia de Festivais Brasileiros e isso possibilita um grande número de inscritos para terem a oportunidade de mostrar o trabalho. O processo de escolha dos filmes envolve critérios, desde didáticos, ao estímulo aos participantes de pregarem o olho na tela e compreenderem as diversas linguagens da sétima arte.

Mostrinha

O evento está dividido em três momentos, com a Mostrinha, para o público infantil, o Curta Cariri, com a produção local, e o Curta Brasil. A perspectiva do audiovisual no Cariri tem sido trabalhada por meio de iniciativas, principalmente institucionais, com os projetos sociais da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, com o 100 Canal, e a Organização Não Governamental Verde Vida, que atua com uma produtora e faz cinema de uma forma alternativa. Essas duas instituições terão participação nos debates, por meio da juventude que investe na área há alguns anos.

A Mostrinha abre a 4ª edição com os curtas Aziz (DF), direção de Ale Camargo; Carrapatos e Catapultas (PR), de Almir Correia e Bailarino e o Bonde (SP), de Rogério Nunes. No Curta Cariri, filmes como O Abraço (CE), com direção de Geovany Brasil, A Catadora de Pequí (CE), de Laysla Ianael e Zuinglio Brito e A Última Badalada(CE), de Paloma Lopes e Allyson Leite, do projeto VerdeVida, estão na vez.

E no Curta Brasil, as exibições do Nego Fugido (BA), de Cláudio Marques; Hal (SP), de João Paulo Miranda e Letícia Tonon, além de- Incelença da Perseguida (CE), de Sílvio Gurjão; Maresia (RS), dirigido por Christian Schneider e Natália Piva; Bomba! (SP), de Lara Lima, Marcelo Lima e Renato Coelho e a exibição do longa-metragem "Um Lugar ao Sol", do cineasta pernambucano Gabriel Mascaro.

MAIS INFORMAÇÕES
Coletivo Malungo
docariri@gmail.com
(88) 9619.1898
www.coletivomalungo.wordpress.com

Elizângela Santos
Repórter

Nenhum comentário: