domingo, 24 de outubro de 2010

CARRAPATOS E CATAPULTAS NA FOLHA DE SÃO PAULO (dia 22-10-2010)

http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/817519-carrapatos-viram-herois-em-desenho-animado-feito-por-brasileiros.shtml

22/10/2010 - 08h00

Carrapatos viram heróis em desenho animado feito por brasileiros

GABRIELA ROMEU
EDITORA-ASSISTENTE DA FOLHINHA

Divulgação
Personagens do desenho "Carrapatos e Catapultas", série brasileira da TV Cultura
Personagens do desenho animado "Carrapatos e Catapultas"

Imagine um mundo onde carrapatos pegam ondas, vão à escola e têm chefes. Nesse lugar, as mesmas criaturas também explodem e se movimentam por catapultas -- nada de automóveis! Tudo assim mesmo, meio real e meio absurdo.
O mundo dos carrapatos bicos de pato vão parar na telinha, provavelmente a partir de janeiro, quando estreia a série "Carrapatos e Catapultas", criada pelo escritor e roteirista Almir Correia. A série foi escolhida pelo AnimaTV em 2010.
Abaixo, o criador fala um pouco sobre esse mundo meio Bob Esponja. Confira ainda trailer e acompanhe o blog da série.
Carrapatos que querem explodir... De onde veio essa ideia?
Almir Correia - A princípio a ideia parece realmente absurda: um mundo onde carrapatos bicos de pato gostam de se catapultar pra todos os lugares (lá não existem automóveis), sugar gororoba e explodir para ir morar no Mundo dos Carrapatos Fantasmas - o paraíso para eles. Acho que "Carrapatos e Catapultas", depois da função de fazer rir e divertir, tem também a função de fazer pensar.

Divulgação
Personagens do desenho "Carrapatos e Catapultas", série brasileira da TV Cultura
Carrapatos também pegam onda e têm medo de "tubarés"

Os carrapatos pegam onda, vivem numa cidade maluca, aventuram-se em uma montanha-russa. Qualquer semelhança com o mundo dos humanos é mera coincidência?! O que podemos aprender com essas criaturas?
O mundo dos carrapatos é um espelho do nosso mundo. A série foca o dia a dia de Bum, Bod, Bolão e Baixinho. E o dia a dia deles é ir para a escola, trabalhar e se divertir. Nada tão diferente do nosso. Só que tudo isso é feito de um modo diferente, com catapultas, "suganetes", gororoba que pode virar monstro. Um mundo doido, tão doido quanto o nosso, só que mais divertido.
Quem são os heróis da animação que criou?
Além de Bum, Bod, Bolão e Baixinho, que são os personagens principais e acabam ajudando os outros também, criamos o Splash, um carrapato surfista e o Super Hiper Mega Carrapato, um super-herói que trabalha de vez em quando e que vai aparecer nos últimos episódios.

Divulgação
Personagens do desenho "Carrapatos e Catapultas", série brasileira da TV Cultura
Cena de "Carrapatos...", que será exibida na TV Cultura

Pode contar um pouquinho o que vai acontecer nos 13 episódios?
Com certeza, vai acontecer muita coisa engraçada. No episódio "A Chegada do Baixinho", por exemplo, Baixinho vem morar com o primo Bum e fica doidão por catapultas. Em "Popbol", Bum, Bod, Bolão e Baixinho vão assistir a uma partida de de popbol, o futebol dos carrapatos que é jogado com uma pipoca gigante no lugar da bola. Já em "Pegando Onda" nossos quatro amigos vão até o mar pegar ondas e enfrentar os terríveis "tubarés" (tubarões misturados com jacarés).
As histórias têm um tom nonsense, meio a lá "Bob Esponja". Quais são suas referências?
As referências são os Flinstones e o próprio Bob Esponja. Mas nos episódios há outras referências menores: de "Perdidos no Espaço" até "Guerra nas Estrelas".
Animação boa é aquela que atrai todas as idades?
Com certeza. E é isso que nós procuramos. Estamos fazendo uma animação Que nós gostaríamos de assistir na televisão. Queremos público de todas as idades.
E estamos fazendo uma animação crítica, sem forçar a barra.

Nenhum comentário: