quarta-feira, 29 de julho de 2009

UM POUCO SOBRE O ANIMATV





O Animatv é o primeiro projetaço que pretende incentivar e fomentar a animação brasileira. O nosso projeto "Carrapatos e Catapultas" começou a nascer ano passado, mais precisamente em outubro quando duas palavras surgiram do nada pedindo para ser um livro infanto-juvenil. Eram elas: "carrapatos e catapultas". O livro começou a ser escrito e então veio o Animatv. Pensei eu: "Por que não tentar? Por que não tentar transformar essa história nonsense e de humor negro em uma animação?" Em dezembro participei de uma oficina de uma semana patrocinada pelo Animatv (Rede Cultura de Televisão) e ali aprendi com o Diogo e os colegas participantes a montar o projeto de piloto da animação. Sou escritor de livros infanto-juvenis e gostei muito da experiência de estar com tantos animadores. Acho que cada vez é mais importante essa parceria entre escritores (roteiristas) e animadores. Vejo assim porque nem o melhor desenho do mundo pode salvar uma animação do desastre total se não houver uma história legal ou "carrapatal" para ser contada. Ao todo foram 18 projetos selecionados entre mais de 250. Este ano todos os 18 autores e produtores dos projetos participaram de uma semana de treinamento, análise e reflexão, de seus projetos em São Paulo. Foi Muito bom, o contato entre tantas pessoas interessadas em produzir conteúdo de qualidade. Os 18 projetos selecionados, acho que quase todo mundo já sabe quais são, aqui vão eles novamente:
Abílio e Traquitana (SP)
Arara Rara (SP)
Bolota & Chumbrega (RS)
Carrapatos e Catapultas (PR)
Desventuras de Zica, As (SP)
Hiperion (RJ)
Historietas Assombradas (Para Crianças Mal-Criadas) (SP)
Miúda e o guarda-chuva (BA)
Nave Sub-D (SP)
Piratas VS Ninjas VS Robôs VS Caubóis (MG)
Platz na Cidade (SP)
Princesa do Coração Gelado, A (RS)
Scratch (RS)
Tarsilinha (SP)
Tromba Trem (RJ)
Vai dar Samba (SP)
Vivi Viravento (SP)
Wilbur (RJ)
Agora todos estamos produzindo os pilotos de 11 minutos cada. Serão então 18 desenhos animados a serem apresentados na Rede Cultura e redes públicas de todo o Brasil. Todos os desenhos deverão ficar prontos até o final do ano e provavelmente serão exibidos em janeiro e fevereiro. Dois serão selecionados para virarem série de 12 episódios. Os outros projetos poderão ser negociados em feiras internacionais de animação. Esperamos que surjam muitas co-produções que comprovem a criatividade e o talento dos criadores e animadores brasileiros.
O projeto Carrapatos e Catapultas tem a Zoom Elefante como produtora, a Sputnik Studio fazendo a animação e a Astrolábio na parte de som e trilha.
Quem quiser entrar em contato comigo, o meu email é almircor@yahoo.com.br
Sucesso a todos.

Almir Correia

Nenhum comentário: