domingo, 2 de agosto de 2009

APRESENTAÇÃO DO PILOTO E DA SÉRIE DE ANIMAÇÃO "CARRAPATOS E CATAPULTAS"


Os carrapatos bico-de-pato Bum e Bod são os protagonistas adolescentes da série. Ambos moram no 30º andar de prédios vizinhos, muitas vezes conversam pela janela de seus apartamentos. Para saírem de casa, eles lançam-se de paraqueda (e os guardam em suas carapaças). Para retornar, eles usam catapultas e quase sempre batem a cabeça na parede do prédio, escorregando para baixo até finalmente entrar suas “casas”. Para se locomoverem de um lugar a outro, todos os carrapatos usam catapultas que podem catapultar um carrapato de 100 metros até alguns quilômetros. Também existem catapultas coletivas. As catapultas podem catapultar os carrapatos em lançamentos circulares, espirais, fugindo muita vezes às normas das Leis da Física.
A cidade dos carrapatos é cheia de prédios de pedra colorida com janelinhas. Neste mundo, os carrapatos sugam com canudinho comida (chamada de gororoba), animais (lesmas principalmente), objetos e sucos para engordar e explodir.
A grande maioria dos carrapatos adultos já explodiu e foi morar no Mundo Reino dos Carrapatos Fantasmas. Tal reino do além é apresentado como paraíso e por isso todos querem explodir para irem até lá. Todos com exceção de Bum que tem medo de engordar e explodir.
Bod tem um aquário com peixes gordos, come de tudo (adora coisas nojentas, feito suco de lesma), mas não consegue engordar devido a um problema hormonal. Ele frequenta uma Academia de Engordamento, sem sucesso.
Quando um carrapato está prestes a explodir é feita a festa da explosão.
Bum e Bod são estudantes pela manhã e os professores vivem explodindo literalmente.
À tarde são estagiários para lavar paredes de prédios e outros serviços considerados não tão nobres.
Ambos têm como chefe o carrapato Bonaparte, que lhes dá sempre as tarefas mais sujas e impossíveis, mas eles sempre com muita sorte conseguem realizá-las.
Bolão é um carrapato imenso, amigo de Bum e Bod, que faz festa toda semana, mas nunca consegue explodir.
No Mundo Reino dos Carrapatos não existem automóveis, refrigeradores, televisores, máquinas-de-lavar, rádios, ipods, computadores etc. Mas esses objetos surgem do nada sempre após um terremoto quando o Planeta Vaca Muge.
Tais objetos são considerados lixo alienígena e são catapultados para o lixão da cidade, chamado de Lixão Extraterrestre.
Ás vezes, quando está estressado e desanimado, Bum convida Bod e os amigos para andarem de Quase-Roda-Gigante (uma roda gigante toda torta de onde dá pra ver grande parte da cidade).
Vez por outra, cai um asteróide no planeta Vaca, desencadeando mudanças em alguns carrapatos.
Bem acima dos prédios passam enormes pedras flutuantes. O carrapato Severino (imitador de cangaceiro ao descobrir um baú vindo do Mundo Humano) vive em uma dessas pedras.
Há nuvens acima das pedras flutuantes e de vez em quando chove.
No céu existem duas luas que às vezes ficam pulando.
Neste Reino, o rei geralmente só fica uma semana no poder e então explode dando lugar a um novo rei, aquele que pegar a coroa real.
Além da cidade dos carrapatos, há vilas, montanhas, vulcões, lagos, pântanos, os terríveis buracos com olhos que levam a mundos subterrâneos cheio de monstros desconhecidos.
Nessa região bucólica há vacas azuis malhadas pastando e também os famosos tingue-lingues, frutas pulantes e falantes do tamanho e cor de uma laranja. Os carrapatos gostam muito de sugá-las e de vez em quando saem para caçá-las na mata.
Já os carrapatos megafone funcionam como emissários de notícias do reino e fofoqueiros. São muito pouco confiáveis, pois deturpam e deformam sempre as notícias.
Uma outra forma de comunicação muito comum entre os carrapatos é a confecção de aviõezinhos. Os carrapatos escrevem a mensagem em uma folha de papel, fazem dela um aviãozinho, falam baixinho pro aviãozinho ir até determinado endereço e o arremessam. Geralmente dá certo.
Todos os carrapatos têm dentes, apesar de dificilmente usá-los ou só usá-los em brigas para morder outros carrapatos.
Há carrapatos que ficam cantando e pedindo ajuda nas ruas.
Há também carrapatos mendigos e carrapatos bêbados.
Em “Carrapatos e Catapultas” haverá também referências a filmes e séries de tevê. Este projeto se destina a FAIXA ETÁRIA DE 12 a 14 ANOS, pois haverá referências a humor negro, namoro, sexualidade na adolescência, intertextualidades, cujo entendimento muitas vezes necessita de uma maior vivência de mundo por parte do expectador, mas não impedindo que expectadores memores também possam assistir ao desenho.
Tanto o piloto quanto os demais episódios começarão com uma vinheta de abertura como acontece na maioria dos desenhos em série.

Um comentário:

Adri Rizzo disse...

Olá!
gostei muito d aideia de vcs!
virei seguidora!
Parabéns pelo projeto!
Abraço