sábado, 16 de janeiro de 2010

LANÇAMENTO DO ANIMATV DIA 20 DE JANEIRO


A Secretaria do Audiovisual e a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, a Empresa Brasil de Comunicação - TV Brasil, a Fundação Padre Anchieta - TV Cultura, a Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais - ABEPEC, com o apoio da Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA, convidam para o Evento Nacional de lançamento dos pilotos do Programa ANIMATV na quarta-feira dia 20 às 20h na Cinemateca Brasileira.



O Programa ANIMATV tem como objetivos gerais estimular o desenvolvimento da indústria brasileira de animação a partir da sistematização de ações que visem a geração de projetos de série de animação em diversos pontos do País; a realização de ações regionais de capacitação que reforcem a cultura da série de animação para a televisão; a articulação de um circuito nacional de teledifusão de séries de animação brasileiras; a dinamização da produção integrada entre estúdios no território nacional; e a potencialização da inserção da animação brasileira no mercado internacional.



Na Primeira Etapa do Programa, o Concurso ANIMATV selecionou 17 (dezessete) Pré-Projetos inéditos e originais de série de animação voltados para os públicos nas faixas etárias de 6 a 14 anos. Os autores e produtores foram premiados com um Contrato de Co-produção de Projeto Completo de Série de Animação e Episódio-Piloto e participaram da Oficina para Desenvolvimento de Projetos de Séries de Animação. A oficina foi realizada em Mairiporã-SP e contou com a participação de consultores de renome internacional nas áreas de Narrativa, Arte, Produção e Comercialização. Após seis meses de produção, os pilotos vão ao ar pela TV Brasil, TV Cultura e toda rede de emissoras associadas a ABEPEC, a partir de 25 de janeiro de 2010.



Em março, o Programa ANIMATV irá oferecer uma Oficina em Mercado para capacitar os realizadores participantes do concurso. Ao final da oficina, serão divulgados os 02 (dois) projetos vencedores que serão contemplados com um Contrato de Co-produção de Série de Animação para a realização de mais 12 episódios de 11 minutos. A partir daí inicia-se a Segunda Etapa do Programa ANIMATV. Durante um ano, as duas séries estarão em produção e o Programa ANIMATV estará presente nos principais mercados internacionais para ações de divulgação e comercialização.



O Programa ANIMATV é um programa da Secretaria do Audiovisual e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Empresa Brasil de Comunicação - TV Brasil, Fundação Padre Anchieta - TV Cultura, Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais - ABEPEC, com o apoio institucional da Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA, realizado no âmbito do Programa Nacional de Estímulo à Parceria entre a Produção Independente e a Televisão instituído pelo Ministério da Cultura.

Nenhum comentário: